sexta-feira, 20 de julho de 2012

Oficina de Fogões de Solares

O Fogão GIRASSOL foi a estrela de mais uma oficina de construção de Fogões Solares, desta vez promovida pela ONGD  Engenho & Obra.





Como é habitual, a formação inicia-se com a preparação da refeição dos formandos, desta feita o menu preparado foi o sempre delicioso estufado de salmão.






Seguidamente procedeu-se à colocação dos fogões a trabalhar, sempre pontuado com instruções acerca do modo de funcionamento e da forma de proceder para otimizar a receção da energia solar, em particular o posicionamento correto do 'GIRASSOL' a fim de tirar partido das suas características, designadamente de não necessitar de ser reposicionado, pois que foi desenhado para cozinhar uma refeição durante três horas, estando sempre com uma área coletora quase constante.


Acautelado o almoço, e tirando partido de uma característica dos fornos solares, o de não queimar a comida, devido às suas relativamente baixas temperaturas, dirigimo-nos para a formação expositiva em sala, tendo sido apresentado os percursores da utilização da energia solar, entre eles, o nosso conhecido 'Padre Himalaya', os vários tipos de fogões solares, vantagens e inconvenientes de cada um, materiais usados na construção de fogões solares, fogões solares industriais e resultados de cocção de alimentos.

Terminada a exposição, tinha decorrido três horas, e a barriga a reclamar. Era chegada a hora de montar a mesa e ir buscar o repasto.




Não faltou a cozinheira profissional, para certificar a qualidade e sabor.




Passado o teste, os convivas atiram-se ao salmão, bem regado com um verde branco previamente colocado na arca.











Barriga aliviada, teste do 'GIRASSOL' superado e formandos convencidos, é tempo de colocar mãos à obra, e construir os fogões que serão levados para casa.


Veja as fotos no facebook: Engenho&Obra

Sem comentários: