GIRASSOL

Girassol

Fogão Solar Girassol



Descrição:


O Fogão solar “Girassol”é um modelo portátil, leve e resistente de fácil construção. 

É particularmente indicado nos meses de maior insolação (de maio a setembro). 

O nome GIRASSOL deriva do facto de estar sempre virado ao sol, ou seja, ao longo de 3,5h, tempo de coação dos alimentos mais difíceis, apresenta uma área de exposição ao sol constante e convergente na estufa, não necessitando de ser reposicionado.

Foi inicialmente desenhado para Timor-Leste, de forma a permitir que os camponeses possam trabalhar nos campos de arroz, sem necessidade de se preocuparem com a orientação do fogão.  https://solarcooking.fandom.com/wiki/Girassol



Desenhos:

























Estufa:

A estufa é constituída por uma bacia transparente de Polipropileno (PP) que resiste a temperaturas até 150ºC, fechada superiormente com folha de plástico transparente, preferencialmente PP e mantida por 'arame' de cobre ou de jardineiro.

O fundo não deve estar em contacto com o tacho quente, pelo que se coloca cortiça, madeira ou jornais.









Montagem:

A união das duas partes espelhadas é feita através de um arame de jardineiro, através de furos previamente realizados, o que permite uma fácil e rápida montagem/desmontagem.



Corte das Placas:

 






As placas de PP (de 3,5 ou 5mm) são normalmente fornecidas por inteiro, na dimensão de 3*2m o que dificulta o transporte. Cada placa dá para dois fogões. Para facilitar o transporte podem ser cortadas longitudinalmente com as dimensões: 1,5*1,1m e 1,5*0,9m, originando quatro partes.







Materiais:

Indica-se a lista de materiais, possíveis fornecedores e custo aproximado.




Podem também baixar um documento PDF com mais indicações sobre o GIRASSOL aqui



Julho.2010



Sem comentários: